top of page
Buscar

Zona de Perigo ou de Prazer?

  • Foto do escritor: gabriellaborghesif
    gabriellaborghesif
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de fev.

Como as Decisões Impactam seu Bem-Viver



Recentemente, assisti a uma aula da Dra. Francis Paciornik e, pela primeira vez, compreendi um sinal claro: no final do ano passado, um burnout estava a caminho.


Criar conteúdo foi uma novidade em agosto de 2023 e, desde então, sempre fez sentido para mim, contanto que estivesse alinhado ao conceito do Bem-Viver, que estruturo nos 5C’s: Conhecimento, Cuidado, Combustível, Criatividade e Confiança.


Porém, mesmo falando sobre bem-estar e como cultivá-lo, percebi que estava pisando fundo no acelerador, em uma velocidade frenética, considerando as demais áreas da minha vida e responsabilidades já assumidas anteriormente, e não reduzindo a marcha quando necessário.


O resultado? Cobrança excessiva. Eu já tenho como característica fazer tudo caprichado e com entrega do meu melhor. Mas isso até então eu de certa forma “dava conta”. Quando o profissional de criador de conteúdo entrou na minha história, acabei por manter esse meu método de vida, mas ele não funcionava nesse cenário.


Eu buscava resultados rápidos, contratos, reconhecimento. Minha dedicação era "de corpo e alma", tentando dar conta de tudo das demais áreas da vida e da profissional, e, ao fim de um desafio de 21 dias, senti que tinha entregado muito e recebido pouco. Nas redes sociais, isso se traduzia em métricas: seguidores, engajamento, curtidas.


Mas, e o que eu sentia?


Antes da virada do ano, decidi dar um tempo das redes sociais. Mas no fundo, eu sabia: esse espaço e a Comunidade do Bem-Viver fazem parte de mim. Abandonar não era o caminho. O que eu precisava era de ajustes, pois minha "panela de pressão" já estava apitando.


Foi quando me deparei com um insight valioso na aula da Dra. Francis, nosso cérebro tem dois circuitos emocionais principais, e só um pode ser ativado por vez:


  1. Sistema da Ansiedade e do Medo: ativa o modo "luta ou fuga". Planejamento e visão de longo prazo são cortados, pois o cérebro busca soluções imediatas para eliminar a sensação de perigo. Ou seja, joga-se tudo pro ar, pois o modo sobrevivência foi ativado.

  2. Sistema da Recompensa e do Prazer: gera foco, entusiasmo e clareza. O caminho se desenha com começo, meio e fim, na maioria das vezes de êxito, e a jornada se torna prazerosa e fluida.


Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Quando finalizei o desafio, minha mente estava no modo ansiedade: "Preciso de resultado agora! Onde estão os contratos? Onde estão os novos seguidores?". Mas essas cobranças internas criaram uma frustração que me afastou daquilo que eu amo fazer.


Comecei a não querer mais falar nos stories, coisa que pra mim é muito natural. Não tinha vontade de fazer postagem no feed, comecei a ter um pouco de aversão a dar a minha opinião e visão sobre o mundo, a vida e os acontecimentos que permeiam essas estradas. E com isso, travei! Fiquei distante tentando entender o que estava acontecendo.


No dia 29/12/2024, enquanto treinava na minha academia, antes de viajarmos para a Ilha do Mel - PR, me veio um insight. Algo que não se resumia somente a produção de conteúdo em si e mais conectada com a minha essência. E o desenho do novo percurso começou a existir, ainda bem no rascunho, mas ele era claro, como se já estivesse acontecendo.


Para este ano, escolhi um novo caminho. Decidi ganhar mais conhecimento, aprender, criar, planejar, estudar e compartilhar essa jornada sem pressa.


Comecei a desenvolver meu projeto com mais prazer e menos urgência. E percebi que, dessa forma, estava ativando o sistema certo: o circuito da recompensa.


Agora, meu plano é de longo prazo, com um horizonte de dois anos. Sem cobranças imediatas. Sem deixar a ansiedade tomar conta. E percebo que isso se aplica a diversas áreas da vida: trabalho, saúde, família, cuidados com a casa.


Quando tomamos decisões com base no medo, colocamos nossa evolução em risco. Quando aprendemos a construir um caminho balanceado, respeitando nossas etapas, e o que podemos fazer em cada momento de vida, vivemos com mais autenticidade e leveza. E o mais importante: sem perder o entusiasmo!


Acredito fielmente que uma das intenções de Deus com os seres humanos é que cada um possa contribuir com este planeta trazendo a beleza que tem dentro de si. Buscando na sua essência as inúmeras maneiras de se expressar, criando histórias inspiradoras para a evolução da consciência humana, e com isso, gerando conexões verdadeiras e que vibrem alto.


Reflexão: Qual Caminho Você Tem Escolhido?


Hoje, minha reflexão para vocês é: suas decisões têm sido guiadas pelo medo ou pela paciência, persistência e planejamento?


Nas palavras da Dra. Francis:

“Eu vou viver pela ansiedade? Pela escassez? Ou vou viver pela recompensa, pelo prazer? Pela prosperidade? A decisão é sua”.

Que possamos escolher, cada vez mais, um caminho de bem-estar autêntico. O Bem-Viver não está na urgência, mas no equilíbrio de cada passo da jornada. Afinal, o fim vai ser a consequência das escolhas feitas e do caminho percorrido.

Comments


bottom of page